Psicanálise

Você sabe o que é Psicanálise?

Depois de uma série observações em sua clínica, em Viena, o austríaco Sigmund Freud criou a Psicanálise, terapia que trabalha com o inconsciente, com o que está oculto. Sem percebermos, o inconsciente é responsável por boa parte dos nossos comportamentos cotidianos. Muitos deles causam desconforto e mal-estar, podendo provocar transtornos emocionais e sofrimentos psíquicos, que surgem na forma de sintomas.
O método para investigar os caminhos do inconsciente é o que Freud chamou de Associação Livre. Resumidamente, a Associação Livre é a fala do paciente, que expressa sentimentos, percepções, dores, sofrimentos. A Psicanálise não julga, não dá conselhos, não diz o que o paciente deve ou não fazer. O psicanalista acolhe, escuta e interpreta.
Na clínica psicanalítica é possível trabalhar a angústia, a ansiedade, a depressão, fobias, dificuldades nos relacionamentos pessoais, os afetos, entre tantas outras questões que se manifestam em forma de sintoma, mas que muitas vezes não sabemos sua origem. Por isso, para a Psicanálise, cada paciente é único. Cada caso, uma abordagem.